Objetivos do Curso
"Oratória corresponde a arte do bem falar, ou seja, como falar em público de maneira correta."
Neste curso o aluno irá compreender a teoria de comunicação e oratória, aprender e corrigir erros de postura melhorando, consequentemente, sua imagem de comunicador e líder.
Público-Alvo
Universitários, Advogados, Pastores, Médicos, Empresários, Executivos, Líderes e todos que lidam com público no seu cotidiano.
Apresentação
Todo o programa desenvolvido respeitará¡, sempre, o estilo e características pessoais dos alunos. Buscaremos, através de exercícios, dinâmicas e apresentações desenvolver habilidades de cada participante visando o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante o curso.
O curso é baseado na Oratória Grega. Utiliza conhecimentos de Filosofia, Comunicação, Psicologia e do Teatro. Abordaremos conteúdos como:
- Definir e entender uma platéia;
- Estimular a criatividade na Comunicação;
- Como fazer apresentações de impacto;
- Como utilizar a expressão corporal (gesticulação, postura, comunicação visual);
- Correções de erros gramaticais e vícios de linguagem;
- Uso correto do microfone;
- Fazendo uso da improvisação;
- Como falar com clareza e objetividade;
- Como lidar com o "branco" e responder perguntas complicadas;
- Como adequar a fala aos ouvintes.
Objetivo
Fazer com que o aluno:
- Desenvolva Autoconfiança com a Oratória;
- Melhore sua Imagem Pessoal;
- Melhore sua Linguagem e Expressão Verbal;
- Aprenda a Influenciar Pessoas através da argumentação e um falar correto em público;
- Aprenda a Vencer Debates e Discussões;
- Melhore sua Postura, Gestos, Voz e Dicção;
- Aprenda a Falar de Improviso (Oratória Dinâmica);
- Aprenda a Falar e Concentrar;
- Aorenda a Respirar Corretamente.
Programação
Parte I - Fundamentos Psicológicos
- Quebrando a Inibição;
- Trabalhando a Criatividade e o Improviso;
- Refletir sobre a Tomada de Decisão, o Saber Ouvir e Participar;
- Organizando Idéias.
Parte II - Teoria e Prática da Oratória
- Introdução a História da Oratória;
- Introdução a Teoria da Comunicação;
- Conteúdos Gramaticais;
- Mapas Mentais;
- Teoria e Práticas da Oratória;
- Exercícios Práticos:
- Postura;
- Uso do Microfone;
- Dicção;
- Elaboração e Leitura de Textos;
- Impostação e Entonação de Voz;
- Trabalhando o Olhar;
- Definindo uma Platéia;
- Canais de Comunicação;
- Perfil Psicológico da Comunicação;
Parte III - Técnicas Teatrais
- Improvisação Teatral;
- Interpretação Teatral;
- Gestualidade
Metodologia
Serão enfatizadas participações dos alunos com apresentações:
- Aulas Expositivas;
- Estudos de Casos;
- Didática voltada a prática do Falar em Público;
- Gravação em Védeo da fala em público do aluno;
- Leitura de textos, poesias, discursos;
- Análise das gravações feitas em sala de aula;
- Exercícios Coletivos;
- Exposições Participativas de Oratória.
Referências Bibliográficas
- BELTRÃO, Luiz. Teoria Geral da Comunicação. Brasília: Thesarus, 1977.
- ANDERSON, James B. Falar para Grupos. Portugal: CETOP, 1989.
- SILVEIRA NETO, Fernando Henrique da. Outra Reunião: Teoria e Prática para a Realização de Reuniões Eficazes. Rio de Janeiro: COP Ed, 1988.
- MARTIN, Jay. Quem vou ser desta vez?São Paulo - SP: Siciliano, 1998, 201p.
- MATOS, Francisco Gomes de. Negociação e Sua Dinâmica na Empresa: Administrando Conflitos. São Paulo: Livros Técnicos, 1982, 223p.
- RAUDSEPP, Eugene. Arte de Apresentar Idéias Novas. Rio de Janeiro - RJ: FVG, 1973, 121p.
- Bounfiglio, Mônica. Os Anjos de Cada Um. São Paulo - SP: Edição do Autor, 1990.
- COHEN, Herb. Você pode Negociar Qualquer Coisa. 3ª Edição, Rio de Janeiro - RJ, 1980, 252p.
- CARMO NETO, Dionísio. Teoria do Mundo Esférico. Salvador - BA: Universitária Americana, 1990, 225p.
- HUNTER, James C. O Monge e O Executivo. Rio de Janeiro: Sextante 2004.
- CARMO NETO, Dionísio. Construindo um Roteiro de Sucesso. Salvador - BA: Editora FACCEBA & Unyahna, 2001, 214p.
"Para compreender as pessoas devo estudar o que elas não estão dizendo, o que elas nunca venham a dizer."
John Powell
John Powell